sexta-feira, 18 de março de 2011

CAMPBELL, J. As Máscaras de Deus. Mitologia Primitiva. São Paulo: Palas Athena, 1992.

"O Homem Sagrado vai para uma tenda solitária e jejua e reza. Ou vai para a solidão das montanhas. Quando retorna aos homens, ele lhes conta e ensina o que o Grande Mistério lhe mandou falar. Ele aconselha, cura e faz feitiços sagrados para proteger as pessoas de todo  mal. Grande é seu poder e muito ele é reverenciado; seu lugar na tenda é de honra".

"Pegou o pólen e traçou com ele o contorno de uma figura no chão - um contorno exatamente igual a de seu próprio corpo. Em seguida,  coolocou as pedras preciosas e outrs objetos dentro desse contorno e eles se transfoormaram em carne e ossos.  As veias eram de turquesa,  sangue, de ocra vermelha,  a pele de coral, o ossos de pedra branca, as unhas eram de opala mexicana, a pupila de azeviche, o branco do olho, de haliote, a medula dos ossos, de argila branca e os dentes também eram de opala. Ele pegou uma nuvem escura e dela fez o cabelo. E este  torna-se uma nuvem branca quando envelhece".

"As estrias das pontas de nossos dedos indicam a direção do vento na hora da criação. E na morte, o vento deixa o corpo pela planta dos pés, onde as estrias representam a direção do vento ao sair".

Nenhum comentário:

Postar um comentário